sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Nova parceria Prefeitura do Assú e Vale Sustentável fortalecerá preservação ambiental.




Nesta quinta-feira (26), o prefeito de Assú, Ivan Lopes Júnior, deu mais um passo na parceria com o projeto Vale Sustentável. Na ocasião, assinou, juntamente com a diretoria da Associação Norte-rio-grandense de Engenheiros Agrônomos (Anea), o Termo de Parceria entre o Município e a entidade, visando novos trabalhos em assentamentos rurais da cidade e projetos ecológicos na região.
No encontro, Ivan Júnior se reuniu com o presidente da Anea, o engenheiro agrônomo Aurélio de Oliveira, e definiu pontos que serão trabalhados nos próximos meses pela entidade em parceria com a Prefeitura, como é o caso dos cursos e capacitações de assentados das comunidades rurais de Novos Pingos e Mauricio de Oliveira. “Com a parceria, pretendemos capacitar os produtores dessas áreas e os abastecer de informações sobre tratamento adequado do lixo, arborização de suas eco-vilas e a total recuperação de áreas degradas no terreno”, explicou o prefeito.
 De acordo com o presidente da Anea e coordenador geral do projeto Vale Sustentável, Aurélio de Oliveira, essa nova etapa em Assú é fundamental para se implantar na população a importância de preservação das áreas rurais. “Já fizemos nossas primeiras visitas as comunidades, como é o caso da Mauricio de Oliveira (nas proximidades da Lagoa do Piató), que possui mais de 600 hectares. Agora é trabalhar com os seus moradores o plantio de mudas para o reflorestamento e a educação ambiental”, ressaltou.
 Distribuição de mudas
 Em dezembro de 2014, a equipe do Vale Sustentável esteve na cidade de Assú e apresentou o resultado anual do projeto no auditório da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Na ocasião, foi exibido o objetivo de recuperar áreas desmatadas, buscando a conservação da biodiversidade do bioma caatinga na região do Vale do Açu.
 Na época, a coordenadora da Secretaria de Meio Ambiente de Assú, Ana Almeida, explicou que o projeto pretende recuperar 130 hectares de áreas de Reservas Legais e Áreas de Proteção Permanentes fazendo a recolocação florestal através da distribuição de mudas de espécies nativas do bioma caatinga para 535 famílias de 11 assentamentos envolvidos, localizados entre as cidades de Assú e Carnaubais. “Com a assinatura do Termo de Parceria, esse sonho ambiental se tornará mais palpável para toda a população dessas áreas”, confirmou o prefeito Ivan Júnior.
 Na reunião desta quinta-feira, o prefeito de Assú também lembrou que assentamentos bem cuidados poderão se tornar pólos de turismo rural no futuro. “É um sonho possível. As áreas bem tratadas e cultivadas por esses produtores poderão se tornar locais de turismo. Por que não?”, indagou o gestor. 
 Vale Sustentável
 O Projeto Vale Sustentável, organizado pela Associação Norte-rio-grandense de Engenheiros Agrônomos (Anea), com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, tem parceiros como o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Assú e Carnaubais e as Associações Comunitárias dos Assentamentos Rurais.
 SEACOM/Assessoria de Imprensa - PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário