sexta-feira, 29 de junho de 2018

LER/Dort: Lesões por esforço repetitivo e distúrbios osteomusculares tiram 22 mil do trabalho.


Dados preliminares do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) indicam que ao menos 22.029 trabalhadores precisaram ficar mais de 15 dias de suas atividades em 2017 por causa de algum tipo de doença relacionada com as lesões por esforço repetitivo e distúrbios osteomusculares (LER/Dort).
O número representa 11,19% de todos os benefícios concedidos pelo INSS no ano passado, repassa informação da assessoria de imprensa do Ministério do Trabalho, na capital federal.
As doenças relacionadas às LER/Dort são caracterizadas pelo desgaste de estruturas do sistema músculo-esquelético que atingem várias categorias profissionais.
Geralmente são provocadas por movimentos contínuos com sobrecarga dos nervos, músculos e tendões.
Das 20 principais causas de afastamento das atividades profissionais por adoecimento no trabalho em 2017, três se enquadram nessa denominação: lesões no ombro, sinovite (inflamação em uma articulação) e tenossinovite (inflamação ou infecção no tecido que cobre o tendão) e mononeuropatias dos membros superiores (lesão no nervo periférico).
Nessa última, a mais comum é a doença conhecida como Síndrome do Túnel do Carpo, resultante da compressão interna do nervo mediano na altura do punho, problema comum em pessoas que fazem movimentos repetitivos em alta velocidade ou associados com força, como digitar, tocar instrumentos musicais, torcer roupas e picar alimentos em cozinhas industriais.
FONTE: BLOG PAUTA ABERTA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário