quarta-feira, 30 de março de 2016

Co-gestão em Hospital de Assu aumenta número de partos realizados.

O Hospital Regional Dr. Nelson Inácio dos Santos, em Assu, conseguiu aumentar o número de partos realizados na unidade em mais de 700%, comparando o ano de 2014 a 2015.
A medida só foi possível graças ao processo de co-gestão implantado no hospital em parceria com a prefeitura e Secretaria de Saúde do município de Assu. A repactuação foi efetivada no ano passado e aprovada em reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR), com a participação dos 13 municípios que compõem a 8ª Região de Saúde, através da articulação com a coordenadora Lucianny Guera.
De acordo com, Kleber Segundo, diretor geral da unidade, o número de partos normais em 2014 foi de 40, e em 2015 este número chegou a 304. Já nas cesáreas, foram realizados 499 procedimentos em 2014, e em 2015 foram 779 cesáreas. “Comparando o total de partos realizados em 2014 e 2015, chegamos a um aumento de mais de 700%, que só foi possível graças ao processo de co-gestão, quando conseguimos complementar as escalas da obstetrícia”, explicou.
No processo de co-gestão, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) disponibiliza a estrutura do hospital, além de técnicos de enfermagem, enfermeiros e parte da equipe médica, e o município entra com a complementação das escalas de anestesistas e obstetras.
A ação faz parte do processo de regionalização da Saúde que visa reordenar o conjunto dos serviços e oferecer atendimento de qualidade às demandas da população em local mais próximo a sua moradia. O trabalho começou em março do ano passado e envolve o comprometimento das administrações municipais e o apoio do Governo Federal.
* Fonte: Sesap/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário