terça-feira, 30 de setembro de 2014

Educação ambiental desenvolvida pelo Projeto Vale Sustentável chega a duas comunidades rurais de Assu.


b
O Projeto Vale Sustentável iniciou na tarde do último dia 19 de setembro, nos assentamentos Maurício de Oliveira e Novo Pingos o processo de capacitação de aproximadamente 80 agricultores familiares envolvidos no projeto. O curso de Conservação dos recursos naturais e práticas agrícolas sustentáveis com carga horária de 40 horas, dividido em três etapas, está capacitando agricultores familiares e demais atores envolvidos no projeto. Os módulos sobre os Impactos ambientais no semiárido potiguar: causas, consequências e ações mitigadoras e o de Práticas agrícolas sustentáveis estão sendo ministrados pelos professores Manoel Simões de Azevedo Junior e Suelda Varela Caldas. De acordo com o orientador pedagógico Elisângelo Fernandes, ao todo 400 pessoas serão beneficiadas com o curso de educação ambiental e mais 80 agricultores serão capacitados com a formação de Agentes ambientais e Coletores de sementes. “Com esse curso vamos formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres que darão sua contribuição para garantir a sustentabilidade ambiental dos espaços, criando condições para que as presentes e futuras gerações possam desfrutar de um ambiente mais justo e equilibrado”, declarou o orientador pedagógico. A abertura do curso de Conservação dos Recursos Naturais e Práticas Agrícolas Sustentáveis contou com a participação do coordenador pedagógico Elisângelo Fernandes, da secretária Edisângela Dantas, da gestora ambiental Angely Medeiros e dos professores Manoel Simões de Azevedo Junior e Suelda Varela Caldas. As ações do Projeto Vale Sustentável são executadas pela Associação Norte-Rio-Grandense de Engenheiros Agrônomos (ANEA) com o patrocínio da Petrobras por meio do programa Petrobras Socioambiental em 11 assentamentos rurais da Reforma Agrária localizados nos municípios de Assu e Carnaubais.

c
Cerca de 60 famílias do assentamento Maurício de Oliveira, em Assu, foram beneficiadas com a distribuição de 315 mudas frutíferas dentre elas acerola, graviola, manga, pinha, pitanga e tamarindo. A ação busca promover a formação e o enriquecimento dos quintais produtivos através do plantio de mudas frutíferas com orientação técnica da equipe do projeto nos 11 assentamentos. “Além de estimular o enriquecimento dos quintais, essa medida do Projeto tem como principal objetivo melhorar a qualidade da dieta alimentar dos assentados,” destacou o engenheiro agrônomo Glauber Carneiro.

DSCN0091
Durante a entrega a agente comunitária de saúde Maria Jucicleide, agradeceu a iniciativa do projeto Vale Sustentável em contribuir para o fortalecimento da segurança alimentar dos moradores do assentamento. “Estou muito agradecida, porque essas mudas vão nos ajudar na alimentação da minha família e de todas as pessoas que receberam.”, agradeceu Maria Jucicleide. Com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das populações residentes no campo, o Projeto Vale Sustentável prevê o plantio de 10 mil mudas de árvores como cajueiro, mangueira, cajarana, umbuzeiro, dentre outras espécies adaptadas às condições naturais da região, para o plantio nas agrovilas dos assentamentos rurais. O evento de distribuição de mudas contou com a participação do engenheiro agrônomo Glauber Carneiro, do orientador pedagógico Elisângelo Fernandes, da secretária Edisângela Dantas e da gestora ambiental Angely Medeiros. Danyelle Lopes – Assessora de Imprensa.

FONTE: FIQUE SABENDO ASSU.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário