sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Construção do Hospital de Natal é principal meta do novo titular da SMS.

Luiz Roberto Fonseca disse que pretende entregar hospital municipal até o final da atual gestão do prefeito Carlos Eduardo.



Luiz Roberto Fonseca assume SMS (Foto: Wellington Rocha)
Luiz Roberto Fonseca assume SMS 
Escolhido para substituir Cipriano Maia na Secretaria Municipal de Saúde, o médico Luiz Roberto Fonseca, que deixou a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) em 31 de dezembro do ano passado, anunciou, nesta sexta-feira (30), que sua meta principal na pasta será a construção de um hospital do município em Natal.
“Natal tem muitos desafios. Tem duas UPAs em construção, a da Zona Norte e a da Zona Sul. A gente precisa discutir a importância da possibilidade de Natal ter seu hospital próprio. Sempre defendi isso e vou buscar de forma intensiva, com leitos de UTI, pediatria, para atender a média complexidade do paciente que não tem para onde ir. Ele disputa vagas com os pacientes do estado inteiro no Hospital Walfredo Gurgel”, declarou.
Luiz Roberto disse que pretende entregar o hospital até o final de 2016. “Nossa intenção é, no final de dois anos, o hospital estar em funcionamento. Essa é uma obsessão minha. Já disse ao prefeito. Ele disse que eu fizesse o projeto e indicasse os caminhos para viabilizar. Nossa equipe vai trabalhar para isso. É uma responsabilidade minha”, reforçou.
O novo secretário comparou a gestão da Saúde estadual com a municipal. “São complexidades diferentes. Natal tem quase um terço da população do estado. A responsabilidade da pasta municipal difere do estado nas políticas públicas, pois o município tem a prerrogativa de execução. O Estado é incentivador e apoiador. As políticas públicas precisam se desenvolver nos municípios, que não o fazem. Por isso, fica para o estado fazer”, analisou.
Fonseca adiantou que pretende manter uma relação estreita com a Sesap. “Embora geograficamente pareça ser menor, a complexidade é a mesma. Precisamos ter uma relação estreita com o estado para resolver os problemas. Buscava muito o apoio de Cipriano quando fui gestor no estado e vou buscar Lagreca como secretário do município, para a realização de ações desde a assistência básica, como o programa Saúde da Família até a parte de cirurgias de alta complexidade, para que possa ocorrer êxito. Sem a parceria, não é possível e o prejudicado é o cidadão”
O novo secretário atentou para a necessidade de o município cumprir suas prerrogativas. “Natal precisa assumir o protagonismo e a responsabilidade das ações que precisa fazer. Cirpriano teve um trabalho árduo de reconstrução da Saúde. Ele me entrega a secretaria melhor do que recebeu. Então, nossa responsabilidade é ainda maior. Temos que melhorar ainda mais”, destacou.
Posse
Luiz Roberto Fonseca toma posse como novo secretário municipal de Saúde na próxima segunda-feira (2), data em que sairá sua nomeação no Diário Oficial do Município. Ele disse que aceitou o convite para assumir a pasta por ter contado com a chancela do seu antecessor, Cipriano Maia, e conhecer o estilo de gestão pública do prefeito Carlos Eduardo, do qual foi auxiliar na direção do SAMU durante a gestão passada.
FONTE:Por Leonardo Dantas e Allan Darlyson

Nenhum comentário:

Postar um comentário