quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016


Prefeitura do Assú e Governo do Estado traçam planejamento para implantação de Centro de Referência em Oncologia.

 O prefeito do Assú Ivan Júnior e a secretária municipal de saúde Lucianny Guerra participaram nesta quinta-feira (11), na sede da Secretaria de Estado da Saúde Pública – SESAP, de uma reunião para discutir detalhes da implantação do Centro de Referência em Oncologia da Mulher – CRO, em nosso município.
 O encontro contou com a participação do secretário Ricardo Lagreca, de Ana Petta, gerente do RN Sustentável e da Unidade Executora Setorial de Saúde (UES) e de técnicos da SESAP.
 O CRO atenderá Assú e os treze municípios da 8ª região de saúde, evitando que as mulheres dessas cidades se desloquem para Mossoró ou Natal para realizar exames. Sua implantação se  dará através de parceria entre a Prefeitura e Governo do Estado com recursos do RN Sustentável. Caberá a SESAP o aparelhamento necessário para funcionamento do centro, fornecendo: Mamógrafo Digital, Raios-X Digital, Ultrassom, Colposcópio e outros equipamentos, além da capacitação da equipe profissional. O município, por sua vez, entra com o espaço, profissionais e todo o custeio do centro.
 O prefeito Ivan Júnior destacou a importância do centro de oncologia para a prevenção e diagnóstico, principalmente do câncer de mama e do câncer de colo de útero: “sabemos que estes dois tipos de câncer, têm chances altíssimas de cura quando descobertos em estágios iniciais, o CRO será de fundamental importância para obter o diagnóstico precoce”, afirmou o prefeito.
 Ainda participaram da Reunião o prefeito de São Paulo do Potengi, e secretários municipais de Saúde das cidades de Santo Antônio e João Câmara, estes 3 municípios também serão contemplados, ao todo serão 4 CROs no estado.
 SEACOM - PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário